O sindicato dos roteiristas de Hollywood pôs fim à greve após chegar a um acordo com os estúdios.

Postado Por: Redação Categoria: Filmes

O sindicato dos roteiristas de Hollywood pôs fim à greve após chegar a um acordo com os estúdios.

Após 147 dias de paralisação, a greve do Writers Guild of America (WGA) foi encerrada de forma pontual à meia-noite de quarta-feira (27). O sindicato dos roteiristas de Hollywood chegou a um acordo preliminar favorável com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), que representa os grandes estúdios, resultando no fim da greve.

Apenas algumas reuniões do WGA permanecem, destinadas a explicar os detalhes do contrato aos seus membros, e a votação de ratificação está agendada para o período de 2 a 9 de outubro deste ano. O processo deve ser concluído sem contratempos, permitindo que os roteiristas retomem suas atividades.

O acordo aborda pontos cruciais das reivindicações dos roteiristas, incluindo o uso de inteligência artificial, royalties provenientes das plataformas de streaming e requisitos mínimos para a contratação de equipe, entre outros.

Uma das principais disposições do acordo é a proibição do uso da inteligência artificial para escrever ou reescrever roteiros. No entanto, um roteirista pode optar por utilizar a IA como uma ferramenta de escrita se a empresa concordar, mas a empresa não pode impor o uso da IA ao roteirista.

Espera-se que essas melhorias também beneficiem o Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), o sindicato de atores de Hollywood, que ainda está em greve e busca muitas das mesmas demandas dos roteiristas. O SAG-AFTRA deve retomar as negociações com a AMPTP em breve.

Vale ressaltar que o WGA suspendeu todas as suas atividades em 2 de maio deste ano, e em 14 de julho, o SAG-AFTRA também se uniu à greve. Essa foi a primeira vez desde 1960 que ambas as organizações entraram em greve simultaneamente.

x

Compartilhar Post