4 Doenças que a ciência venceu

doenças
Postado Por: Redação Categoria: Curiosidades

4 Doenças que a ciência venceu

Conheça as doenças que a humanidade venceu

Estamos no meio de uma pandemia que vem trazendo muita tensão para a população. O número de contaminados vem aumentando, consequentemente, o de mortos, que vem batendo recordes.

No meio desse cenário, fica difícil lembrar de outras doenças devastadoras que causaram a morte de milhões de pessoas. Nos dias atuais, podemos afirmar que algumas doenças letais foram completamente erradicadas ou eliminadas de algumas regiões.

Com relação ao coronavírus, temos um bom caminho a percorrer, já que muitas pessoas não respeitam o isolamento social, algo fundamental para salvar a vida de todos, enquanto a vacinação não estiver ao alcance de toda a população.

Mesmo com a piora da pandemia, é reconfortante ver como doenças que criavam pânico, desaparecendo completamente. Dessa forma, fizemos uma lista com as maiores vitórias da ciência moderna.

doenças

Varíola

A varíola foi uma doença contagiosa que era espalhada pelo ar e matou cerca de um terço dos que contraíram o vírus. O risco de morte chegava a 30% e os bebês eram os que tinham mais risco de morte.

Os sintomas comuns eram febre, vômitos e erupções na pele, que apareciam após uns dias e evoluíam para bolhas. O médico britânico, Edward Jenner foi responsável por descobrir a vacina. Dessa forma, a doença foi reduzindo significativamente, até em 1977, foi registrado o último caso de varíola, que aconteceu na Somália. Por fim, a OMS anunciou oficialmente em 1980 a erradicação da varíola.

 

Poliomielite

A poliomielite, conhecida como polio, pode causar paralisia parcial ou total. Isso porque a doença afeta nos nervos, sendo chamada também de paralisia infantil.

O vírus é transmitido pela água ou alimentos contaminados, além da possibilidade de contágio ao entrar em contato com pessoas contaminadas.

Na década de 1950, Jonas Salk anunciou que havia criado uma vacina contra a poliomielite, dessa forma, a doença foi erradicada na maioria dos países, com casos vistos apenas no Paquistão, Afeganistão e Nigéria. A OMS estima que houve redução de 99,99% dos casos.

 

Sarampo

Na década de 1960, quase todas as crianças americanas contraíam sarampo. Em algumas épocas ocorriam epidemias, que causavam uma média de 2,6 milhões de mortes pela doença.

Na década de 1950, estudos realizados na Universidade de Harvard, pelo Dr. Thomas C. Peebles, chegaram até a vacina Edmonston-Enders, utilizada até hoje. Do início dos anos 2000 até 2018, as mortes por sarampo caíram 73% graças à vacinação, no entanto, nos últimos anos a doença está voltando, já que muita gente vem optando por não se vacinar contra a doença.

Tétano

É uma infecção aguda e grave, causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani. Ela entra no corpo por meio de algum ferimento aberto, liberando uma toxina.

O tétano causa contrações dolorosas nos músculos, febre e enrijecimento da mandíbula e pescoço. É uma doença com uma taxa de letalidade de 33.1%.

Na década de 1990, houve um pico de mortalidade, com 314.000 pessoas falecidas por conta da bactéria, no entanto, em 2017 ocorreram 38.000 mortes, uma redução de 88%. A responsável por essa redução é a vacina.

Por fim, essas foram 4 doenças que a ciência conseguiu vencer. Embora ainda existam alguns casos, não resta dúvidas de que a vacina é a melhor solução para reduzir e erradicar a maioria.

x

Compartilhar Post