Forças de Israel libertam diretor de documentário sobre a Palestina vencedor do Oscar

Postado Por: Redação Categoria: Filmes

Forças de Israel libertam diretor de documentário sobre a Palestina vencedor do Oscar

O cineasta palestino Hamdan Ballal foi libertado após ter sido espancado e passar a noite algemado em uma base militar israelense, segundo informações divulgadas pelo site Deadline nesta terça-feira (25). A notícia foi confirmada por seu colega de trabalho, Yuval Abraham, codiretor do documentário Sem Chão.

Detalhes sobre seu estado de saúde ainda não foram divulgados. Na segunda-feira, Ballal foi agredido por colonos judeus na Cisjordânia e, em seguida, detido pelo exército israelense. Ele sofreu ferimentos na cabeça e na barriga antes de ser levado para uma base militar, onde passou a noite algemado.

O incidente teria começado quando colonos judeus tentaram roubar ovelhas de famílias palestinas na cidade de Susiya, atacando uma reunião de Iftar, refeição que marca o fim do jejum diário durante o Ramadã. Jovens palestinos tentaram impedir o ataque e foram agredidos com pedras e bastões.

Dirigido por Abraham e Ballal, Sem Chão retrata a luta dos palestinos contra a ocupação israelense em Masafer Yatta, uma região formada por 19 vilas no sul da Cisjordânia. O documentário recebeu o Oscar de Melhor Documentário na cerimônia realizada em 2 de março deste ano.

Compartilhar Post