Curiosidades sobre o Haloween que você não sabia
Como o Halloween tornou-se o que é e fatos macabros sobre esse evento
Ainda que o Halloween não seja uma data tipicamente brasileira, nós observamos que as crianças se sentem estimuladas a usarem fantasias e a ameaçarem as pessoas com travessuras caso ninguém queira dar doces. O feriado dessa celebração é diferenciado, a origem dele tem uma pitada de bizarrice e pode ser que você não saiba dos fatos abaixo.
Fatos curiosos sobre o Halloween
As pessoas já usaram cabeças e peles de animais em suas fantasias
Existem registros de tribos que ficam na França e na Alemanha usavam peles e até cabeças de animais para se conectarem em outro nível com os espíritos. Com base no mito que levou ao desenho de rostos em abóboras, os irlandeses esculpiam rostos em batatas, beterrabas e nabos, a fim de assustar os espíritos da noite.
A origem da festa
Vem de um festival celta chamado Samhain, os celtas tinham a crença de que os espíritos vagavam pela terra nesta data, então as pessoas se fantasiavam e deixavam doces em suas portas, tudo para afastar os espíritos a solta.
Os doces e as travessuras
Nas versões iniciais de “Doces ou Travessuras”, os homens passavam nas portas dos moradores e os meninos os seguiam pedindo por moedas. A maiorias das crianças eram realmente pobres e necessitavam do dinheiro, porém crianças ricas se juntaram à brincadeira, com o tempo as crianças sempre ganhavam doces nesta época do ano.
O Halloween era uma oportunidade de encontrar alguém para namorar
Em alguns lugares da Irlanda, o povo celebrava com jogos românticos que culminavam na leitura da sorte. Os jogos podiam prever com quem as pessoas iriam se casar e quando esse casamento aconteceria, desse jeito a festa era uma comemoração em que os jovens interagiam com seus pretendentes.
A maldição do gato preto é uma superstição medieval
As pessoas do século quatorze acreditavam que os gatos e o diabo eram relacionados, que os gatos pretos foram os responsáveis pelo surto da Peste Negra e exterminaram os felinos como um resultado cruel da crença. No auge da perseguição a bruxaria, os europeus executaram os gatos das mulheres condenadas por suposto envolvimento com bruxaria, alegando que eles eram familiares delas.
O pio da coruja era macabro na época medieval
Essas criaturas também estão relacionadas ao Halloween e ouvir o pio dela significava a iminência de uma morte. Os europeus consideravam que algum perigo os sondava quando eles avistavam uma coruja, associavam a morte igualmente. Como as corujas são animais de hábito noturno, acreditava-se que elas eram envolvidas com as bruxas e participavam que atividades ilegais.