Egito Antigo: 5 fatos sobre a antiga civilização

Postado Por: Redação Categoria: Curiosidades

Egito Antigo: 5 fatos sobre a antiga civilização

O Egito esconde mistérios há milhares de anos e até os dias atuais guarda alguns segredos

O Egito Antigo foi uma das civilizações mais avançadas por cerca de 3 mil anos. Esse país criou uma cultura que possui seu próprio campo de estudo. As pirâmides e múmias dos antigos faraós, sempre chamaram a atenção de outros povos. Dessa forma, por muito tempo foi comum ver estudiosos se aventurarem pela região em busca de relíquias e conhecimento.
No entanto, embora a gente saiba muitas coisas sobre o Egito Antigo, existem certos fatos bizarros e misteriosos que muita gente não faz ideia. Sendo assim, vamos revelar algumas curiosidades sobre essa civilização tão importante.

Coisas incríveis sobre o Egito Antigo

As pirâmides não foram construídas por escravos

Ao contrário do que muitos pensam, as pirâmides não foram construídas por escravos. Alguns historiadores famosos acreditam que mais de 100 mil escravos levantaram essas construções, no entanto, parece que não foi bem assim. A realidade é que as grandes pirâmides foram construídas pela força de trabalho permanente de 5 mil pessoas e quase 20 mil trabalhadores residentes.

Eles acreditavam que os mortos poderiam comer e beber

egito

As tumbas do Egito Antigo eram projetadas como o lar eterno dos corpos mumificados. Eles acreditavam que as múmias ainda mantinham seus espíritos vivos. Dessa forma, eles até tinham um dia específico para celebrar o reencontro com os mortos. Nesses dias eles passavam noites nos túmulos e até levavam comida para compartilhar com os familiares falecidos.

Igualdade entre os sexos

egito

No Antigo Egito homens e mulheres compartilhavam um status social equivalente. Isso significa que eles eram tratados da mesma forma perante a lei. Dessa forma, mulheres podiam herdar, comprar ou vender suas propriedades. Além disso, caso se divorciassem ou ficassem viúvas, podiam criar seus filhos tranquilamente sozinhas.

Alguns reis casaram com suas irmãs

egito

Em princípio, os casamentos incestuosos não eram algo comum, no entanto, isso mudou no final da era dinástica. Alguns dos reis egípcios casaram com suas irmãs. Apesar de não ser algo obrigatório, eles acreditavam que o casamento entre irmãos era a garantia de que a futura rainha fosse bem treinada desde cedo para os seus deveres.

As mulheres podiam reinar

Naquela época, o ideal era que o rei fosse o filho do rei anterior, no entanto, em algumas ocasiões isso não era possível. Portanto, era possível converter a filha de um rei em um rei inexpugnável. Isso ocorreu em pelo menos três ocasiões, inclusive uma delas, Htshepsut, foi considerada uma das governantes mais poderosas do Egito.

x

Compartilhar Post