5 Polêmicas ocorridas em Olimpíadas

polêmicas
Postado Por: Redação Categoria: Curiosidades

5 Polêmicas ocorridas em Olimpíadas

Polêmicas e vários acontecimentos estranhos já aconteceram durante as Olimpíadas. Confira algumas dessas situações bizarras

Polêmicas são comuns nos jogos Olímpicos modernos, que foram lançados no final de 1800. Conforme o tempo foi avançando, o evento se tornou cada vez maior, alcançando o status do maior e mais prestigioso do mundo esportivo. A cada 4 anos as olimpíadas reúnem milhares de atletas de todo o planeta, que competem em mais de 46 modalidades.

polêmicas
Fonte: usrowing.org

Embora a tão aguardada cerimônia de abertura não tenha ocorrido por causa da Covid-19, ninguém pode negar que a organização em Tóquio está excelente. Entretanto, não podemos negar que em qualquer evento de grande porte como esse, ocorrem alguns problemas e fatos polêmicos. Os problemas vão desde pequenas brigas ou até erros na arbitragem, fato que prejudica e marca para sempre a carreira dos atletas. Dessa forma, vamos relembrar alguns desses acontecimentos marcantes.

Polêmicas que ocorreram nos jogos

1. O pior árbitro do mundo

Em 2012, as olimpíadas foram em Londres. Nessa ocasião, um árbitro teve o pior desempenho já visto na história dos jogos. O fato ocorreu durante uma luta de boxe, na categoria peso-galo. O japonês Satoshi Shimizu competia com Magomed Abdulhamidov, do Azerbaijão e conseguiu levar o adversário ao chão em seis ocasiões, no entanto, a cada queda, o árbitro não fazia a contagem regressiva do lutador.

Em algumas ocasiões ele chegou até a ajudar Magomed a ajeitar seu capacete para que ele continuasse na luta. Embora o vencedor tenha sido o japonês, o árbitro deu a vitória para Magomed, deixando o público que acompanhava a luta, completamente revoltado. Posteriormente, a decisão foi anulada e Satoshi foi considerado o vencedor.

2. As gêmeas trapaceiras

polêmicas
Fonte: sportsansfrontieres.be

Madeline de Jesus competia nas olimpíadas de Los Angeles em 1984. A atleta do salto em distância, acabou machucando o tendão em uma das provas, entretanto, teria que competir novamente seis dias depois no revezamento 4 x 400. Contudo, sem querer perder, ela resolveu colocar sua irmã gêmea, também velocista, em seu lugar.

O plano funcionou em parte e a irmã impostora conseguiu cumprir o tempo de qualificação, todavia, um jornalista descobriu a farsa. Assim, para não manchar ainda mais a reputação do time, o técnico resolveu tirá-lo da competição.

3. Escândalos na patinação artística

polêmicas
Fonte: cosmopolitan.com

Tonya Harding e Nancy Kerrigan foram consideradas no ano de 1993, as melhores patinadoras femininas da América. No entanto, acabaram escolhidas para competir uma contra a outra, os testes qualificatórios para as olimpíadas de inverno de 1994. Foi nessa época que uma tragédia ocorreu: Kerrigan sofreu um ataque por parte de um desconhecido que a espancou com um cano de chumbo.

Portanto, após o incidente, Harding foi escolhida para ficar em seu lugar, mas acabaram descobrindo que o marido de Nancy tinha contratado o agressor. Se a patinadora sabia ou não, é uma outra história.

4. Greg Louganis e seu segredo

Fonte: scroll.in/

Greg é considerado um dos maiores mergulhadores da história, contudo, ele ainda queria mais e procurou aumentar seu recorde nas olimpíadas de Seul, em 1988. Ao participar de uma rodada, o atleta bateu a nuca no trampolim, o que causou um grande sangramento na piscina. Ele recebeu alguns pontos e continuou a apresentação.

No entanto, sete anos após o incidente, ele revelou que tinha sido diagnosticado com HIV seis meses antes dos jogos. Como nessa época não se tinham muitas informações sobre a condição, além do preconceito em torno da homossexualidade, ele resolveu esconder o diagnóstico. Felizmente, ninguém é contaminado dessa forma, e desde então, os especialistas da área de saúde fazem questão de deixar isso claro.

5. Boris, o trapaceiro

Fonte: si.com

Boris Onishchenko é um ex-pentatleta que participou dos Jogos olímpicos de Montreal, no ano de 1976. Durante uma prova de esgrima, a espada de Boris acendeou-se, indicando que ele tinha acertado o adversário. No entanto, surgiram algumas suspeitas e a comissão resolveu examinar sua espada. Eles descobriram que ela continha um botão falso, que podia ser acionado para registrar um toque, seja ele real ou não. Isso gerou uma grande polêmica e prejudicou a reputação do atleta.

Essas foram algumas polêmicas ocorridas em jogos olímpicos. Portanto, quando a gente pensa que brigas entre atletas e festas nos dormitórios são surpreendentes, essas histórias mudam nossa percepção das coisas.

x

Compartilhar Post