5 fatos repugnantes da Inglaterra Medieval
Inglaterra medieval: Conheça fatos repugnantes sobre o período
A Inglaterra medieval experimentou coisas que nos deixam de cabelo em pé ao sabermos. Parece difícil considerar uma vida sem saneamento e a higiene da qual temos acesso. Essas questões são básicas, consideradas fundamentais para a nossa sobrevivência, no entanto, nos tempos antigos não era bem assim.
Na Inglaterra medieval os hábitos eram péssimos e as crenças da sociedade também não ajudavam, já que até a urina era considerada a melhor cura para infecções. Graças à ciência as coisas foram evoluindo e podemos melhorar nossa qualidade de vida cada vez mais. Portanto, confira alguns fatos bizarros sobre a Inglaterra medieval, algo que felizmente ficou para trás.
Fatos repugnantes da Inglaterra medieval
1. Ruas cheias de fezes eram comuns
Naquela época não existia sistemas de lixo e esgoto, portanto, era normal jogar todos os tipos de sujeira nas ruas. Essa imundície incluía o lixo doméstico, contendo alimentos podres, além de penicos, que as pessoas despejavam de suas janelas e espalhavam os dejetos na rua. Por conta disso, os ricos começaram a usar panos perfumados para cobrir o nariz na hora de sair de casa.
2. Proibidos de se lavar
Quando a Peste Negra eliminou dois terços da população da Inglaterra, os médicos da época acreditavam que o banho e a água facilitavam o contágio. Dessa forma, muitos instruíram seus pacientes a não tomar banho nunca mais.
3. Contraceptivos bizarros
Na Inglaterra desse período não existiam os métodos contraceptivos aos quais estamos habituados (as). Dessa forma, as mulheres tinham que usar a criatividade e métodos nojentos para evitar uma gravidez. Um deles era beber uma poção criada com fetos abortados.
4. Fazer xixi nas feridas era considerado bom
Como dissemos, as pessoas da Inglaterra medieval acreditavam que a urina prevenia infecções. Portanto, era extremamente comum urinar em feridas abertas. Quando alguém sofria algum acidente, o médico ia ao local e urinava no paciente.
5. Todo mundo tinha piolhos
Bom, está claro que a Inglaterra medieval não tinha higiene, dessa maneira, não é surpreendente o fato de todos por lá, ricos ou pobres, terem piolho. As coisas se tornavam mais feias durante viagens, já que era uma maneira de ter contato com um maior número de pessoas e assim, espalhar a praga.