15 talentos para você ficar de olho e acompanhar o trabalho em 2023
Todos os anos, inúmeros nomes despontam em uma corrida pela fama, reconhecimento e aclamação. São diferentes áreas do entretenimento, como cultura, jornalismo, moda e outras, que recebem grandes promessas a fim de mudar uma indústria.
Apesar de receberem amplo destaque em algum período, isso não significa que a jornada tenha começado de forma meteórica. Em muitos casos, a construção de uma carreira, até que finalmente um trabalho receba o devido valor, pode demorar.
Exatamente por isso, o Papelpop reuniu 15 nomes que ganharam certa visibilidade em 2022, e tem TU-DO para alcançarem de vez o sucesso em 2023. Bora conferir!
FLO
O trio londrino FLO, formado por Jorja Douglas, Stella Quaresma e Renée Downer, trazem a vibe do R&B dos anos 2000 de volta com o trio “FLO”. Colecionando trabalhos com importantes produtos, como LOXE (NAO), KABBA, Aston Rudi (Mahalia) e MNEK (Little Mix, Dua Lipa, Mapel), as cantoras britânicas estão prontas para dominar as paradas dos próximos anos.
Elas entregam TUDO! Vox, carisma, beleza e performaces primorosas. Inclusive, já venceram um BRIT Awards (principal prêmio musical do Reino Unido) na categoria “Rising Star” (“Estrela em Ascensão”). Ouça!
Rachel Reis
A cantora baiana Rachel Reis lançou seu primeiro álbum de estúdio, o primoroso “Meu Esquema”, um disco que pop da melhor qualidade, que apresenta letras românticas embaladas por um delicioso suingue beeem brasileiro.
O compilado produzido por Barro e Guilherme Assis conta com doze faixas de autoria de Rachel e a participação especial de Céu. Todas elas, possuem um Visualizer, dirigido por Lu Villaça.
N.I.N.A
Uma das integrantes do “Poesia Acústica 13”, N.I.N.A. é a rapper brasileira que tem tudo para se tornar ainda mais popular e conquistar de vez a música nacional. Sem papas na língua, depois de entregar o sucesso “A Bruta, a Braba, a Forte”, a artista trouxe um dos grandes álbuns de 2022, o “PELE”.
Thiago Pantaleão
Depois de chamar atenção nas redes sociais e com alguns lançamentos independentes, Thiago Pantaleão, finalmente, estreou o seu primeiro álbum, o “Fim do Mundo”. O projeto, lançado pela Som Livre, conta com nove faixas, incluindo parcerias com Day Limns, Pablo Bispo, Ruxell e Lukinhas, parceria do seu single atual, “Konoha”.
Doechii
Dona de um dos hits do ano, a música “Persuasive”, Doechii é rapper que todos precisam conhecer. Uma das figuras mais interessantes da música dos últimos anos, a artista se destaca pela personalidade e visual explosivos e perturbadores. Nascida em Tampa, cidade da Flórida, ela se lançou oficialmente na música em 2016, aos 18 anos, como artista independente.
No entanto, somente em 2022, a rapper começou a ganhar mais espaço na mídia, participando de projetos, como o BET Awards e dividindo vocais com Missy Elliot e BIA, na faixa “Trampoline”, de David Guetta e Afrojack.
Entregando uma sonoridade impecável, que mistura o rap, R&B e house, Doechii também se preocupa com os visuais de seu trabalho. Entre os destaques estão o clipe de “Crazy”, vídeo que teve sua divulgação no YouTube limitada, já que possui excesso de violência e nudez para a plataforma; a faixa “Persuasive”, que ganhou um remix com SZA, e apresentação ao vivo de “Stressed”, para a Billboard e Honda.
Duckwrth
Lindo, cool e talentoso, Duckwrth tem tudo para bombar em 2023. Na verdade, o artista já deveria estar hitando há alguns anos. Isso porque ele vem entregado músicas incríveis, com refrão pegajoso e muito qualidade a cada lançamento. Mesclando R&B, rap e música eletrônica, vale a pena conferir a sonoridade de Duckwrth. Em seu mais novo álbum, “Chorme Bull”, o destaque fica por conta da faixa “Ce Soir”. Confira!
Duda Batsow
Maria Eduarda Carvalho Batsow Lagden, ou Duda Batsow, é um dos destaques da novela “Todas as Flores”, da Globoplay. Embora sua personagem possua uma trama densa, a atriz tem conseguido transmitir emoções precisas que encabulam os espectadores.
Isso se deve ao fato de que, além do talento da jovem, Duda começou a estudar teatro em 2014 e adquiriu experiência na produção de humor do Multishow, “E aí…Comeu?”. Duda também estava no elenco de “Amor de Mãe”, em 2019.
Muni Long
Concorrendo ao Grammy Awards 2023 de Artista Revelação, Muni Long não é uma estreante. Porém, somente neste ano conseguiu o reconhecimento que tanto merece. Aliás, a artista deve conquistar muito mais no próximo ano. Com seu álbum “Public Displays os Affection”, ela emplacou o hit Hrs and Hrs” uma das faixas queridinhas do TikTok.
Vale dizer que a cantora tem um super talento para composições, chegando a colaborar com Rihanna e Mariah Carey. Ela também foi um dos nomes responsáveis pela composição do disco indicado ao Grammy, “Back of My Mind”, de HER.
Jhona Burjack
No ar na Globoplay, vivendo o personagem Javé na novela “Todas as Flores”, de João Emanuel Carneiro, Jhona Burjack é um modelo de reconhecimento internacional que tem, aos poucos, conquistado papeis na teledramaturgia brasileira.
Nascido no Distrito Federal, o jovem de 27 anos, fez sua estreia atuando na novela “Éramos Seis”, da Globo, em 2019. No entanto, antes disso, recebeu um incentivo de ninguém menos que Rossy de Palma, com quem gravou um comercial.
Tendo um papel de destaque na novela de JEC, Burjack tem tudo para fazer parte da nova geração de galã da Rede Globo.
Gabriel Martins
Já chegando com o pé na porta, o mineiro Gabriel Martins é o diretor de um dos filmes mais aclamados do ano “Marte Um”. O longa, que representou o Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar 2023, já recebeu inúmeros prêmios e, provavelmente, vai colocar o nome de Gabriel entre os maiores do audiovisual nacional.
Uel
Dono de um sorriso especial e uma voz doce, Uel tem tudo para se tonar o próximo queridinho do pagode. O jovem que se dedica a fazer covers de grandes clássicos e hits do samba, já chamou atenção de Belo, um dos maiores artistas do gênero. Sempre com seu cavaquinho, voz envolvente e um cenário paradisíaco, assistir aos vídeos de Uel se torna um momento para relaxar e aliviar o peso do dia-a-dia. Veja!
Tati Machado
As escolhas dos apresentadores para as manhãs da TV Globo foi um tema que causou em 2022. Entre algumas polêmicas e muitas controvérsias, existe um nome que consegue se destacar positivamente e que, sem dúvidas, merece o todo o reconhecimento por seu trabalho: Tati Machado.
Carismática e super competente, a jornalista começou ainda na Rede Globo, no programa “Gente Inocente”. Depois de adulta, já formada em jornalismo, Tati foi trabalhar no gshow, conquistou espaço na frente das câmeras e, hoje, brilha no “Se Joga”, “É de Casa” e “Encontro”.
Mesmo participando de tantos programas assim, a jovem tem tudo para comandar um programa só seu — quem sabe a volta do Vídeo Show?
Tuyo
Não é de hoje que o trio paranaense, Tuyo, vem mostrando seu trabalho e exibido muito talento. Inclusive, o grupo formado por Lio, Lay e Machado, já recebeu indicação ao Grammy Latino 2021, na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, por “Chegamos Sozinhos em Casa Vol. 1”.
Além disso, eles já se apresentaram em grandes palcos, como South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos, e Primavera Sound Barcelona, na Espanha. Apesar da aclamação, em 2023, Tuyo têm tudo para se tornar ainda mais popular, arrastando grande público com o seu som pop e uma potência vocal única.
Neste ano, o grupo lançou o EP “Depois da Festa”, material que conta com quatro faixas do trio brasileiro, “Ela Sorriu Pra Mim”, “Sonho Antigo”, “Coração Veloz” e “Descansar o Sentimento”, e promete embalar as festas de final de ano.
GloRilla
Com declarações polêmicas (do tipo gozo na batata frita! kkk), parceira de sucesso e hits moderados, a rapper GloRilla parece saber exatamente o caminho para conseguir destaque na indústria da música.
Exibindo um talento considerável, a artista, de apenas 23 anos, já recebeu sua primeira indicação ao Grammy na categoria Melhor Performace de Rap, pela faixa “F.N.F (Let’s Go)”. Além disso, com o seu EP de estreia, “Anyways, Life’s Great”, a artista emplacou o sucesso “Tomorrow 2”, seu feat. com Cardi B.
Tems
A cantora nigeriana Tems é a nova queridinha da indústria musical e tem tudo para explodir em 2023, se tornando uma sensação entre o público. Com apenas quatro anos de carreira, a artista já garantiu bastante destaque nos bastidores e chamou atenção de gigantes da música, como Drake e Beyoncé.
Como uma das representantes do Afrobeat, ao lado de nomes como Burna Boy, Fireboy DML e Wizkid, a artista já ocupou o topo da Billboard Hot 100, com a participação na faixa “Wait For U”, single dos rappers Future e Drake. Além disso, divide os vocais com a Queen Bey e Grace Jones na música “MOVE”, de Renaissance.
Mostrando que está pronta para dominar Hollywood, a cantora pode ser ouvida também nas telonas. Isso porque sua versão de No Woman No Cry, clássico de Bob Marley, faz parte da trilha sonora de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”.
Com apenas dois EPs lançados, “For Broken Ears” (2020) e “If Orange Was a Piece” (2021), Tems já possui, inclusive, indicação ao Grammy na categoria melhor performance de global music, por “Essence”, hit de Wizkid, e levou para casa o BET Awards de Melhor ato Internacional, categoria em que disputou com a brasileira Ludmilla.