TikTok é retirado do ar nos Estados Unidos após decisão judicial.
Neste domingo (19), o TikTok foi retirado do ar nos Estados Unidos após a aprovação de uma lei federal pelo Congresso, que foi sancionada pelo presidente Joe Biden em 2024.
O governo dos EUA alega que a plataforma chinesa coleta dados sensíveis dos usuários com o objetivo de espionagem e, por isso, exige a venda de suas operações no país. A ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, refuta as acusações, tentou recorrer judicialmente e não atendeu à exigência, o que resultou no banimento da rede social.
Agora, os usuários americanos não conseguem mais atualizar o aplicativo nem encontrá-lo nas lojas de aplicativos para download. Ao tentar acessar, se deparam com a seguinte mensagem:
“Desculpe, o TikTok não está disponível no momento. Uma lei banindo o TikTok foi promulgada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto. Temos sorte que o presidente Trump indicou que trabalhará conosco em uma solução para restabelecer o TikTok quando ele assumir o cargo. Por favor, fique ligado.”
A referência a Donald Trump ocorre porque, no sábado (18), o ex-presidente revelou que está considerando uma extensão de 90 dias para o TikTok antes de decidir se manterá ou não a proibição quando tomar posse da Casa Branca na segunda-feira (20).
“Temos que analisar [a situação] com cuidado. Se eu decidir fazer isso, provavelmente anunciarei na segunda-feira”, afirmou Trump à NBC News.