Rayssa Leal: Curiosidades sobre a fadinha
Rayssa Leal entrou para a história como a atleta brasileira mais jovem a competir nos jogos Olímpicos e ganhar uma medalha
Não se fala de outra coisa no Brasil, só dá Rayssa Leal nas rodas de conversa, na mídia e nos posts das redes sociais. Assim, o país madrugou só pra ver a garota de 13 anos competir e subir ao pódio, garantindo a medalha de prata. Foi um momento de grande emoção e o fato conseguiu unir todos, até aqueles de lados políticos opostos.
Conhecida como “Fadinha”, todos querem saber um pouco mais da vida e da rotina da jovem atleta brasileira. Dessa forma, listamos algumas curiosidades sobre essa pequena gigante!
Curiosidades sobre Rayssa Leal
1. Seu nome é Rayssa Mendes Leal, ela nasceu na cidade de Imperatriz, Maranhão, no dia 4 de janeiro de 2008.
2. Ela ganhou o apelido de “Fadinha” após aparecer em um vídeo que viralizou, mostrando a atleta aos 8 anos de idade, fazendo manobras de skate vestida como uma fada.
3. Ela começou a treinar aos 6 anos de idade, após ganhar um skate do pai em seu aniversário.
4. É uma das três atletas selecionadas para representar o Brasil no street feminino.
5. A fadinha é fã de Harry Potter e a saga foi tema da sua festa de 12 anos.
6. Rayssa Leal competiu no Street League Skateboarding Championship, que aconteceu em Londres, em 2019. Ela ficou em terceiro lugar, ficando acima da favorita Letícia Bufoni.
A fadinha que está orgulhando o Brasil
7. Quando viralizou seu vídeo andando de skate, Tony Hawks, um dos maiores skatistas do mundo e um de seus ídolos, acabou compartilhando o material.
8. Em 2020, Rayssa Leal foi indicada ao Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte. Ela foi indicada na categoria Melhor Atleta de Ação. Na ocasião, Rayssa foi prestigiada por Tony, que estava presente.
9. Em 2019, Rayssa consagrou-se como campeã brasileira na modalidade street. Ela tinha apenas 11 anos de idade na ocasião.
10. Em 2020, ela resolveu organizar um mutirão para arrecadar brinquedos. Ela doou todos para crianças carentes e se mostrou bastante consciente da situação social do país, apesar da pouca idade.
11. Se não fosse skatista, Rayssa gostaria de ter sido veterinária ou jogadora de futebol.
12. Uma das personagens que ela mais gosta é a Mulher Maravilha e já chegou a andar de skate fantasiada como a heroína.
Rayssa Leal é uma excelente atleta, além de abrir portas para várias outras garotas em um esporte que por muito tempo foi marginalizado e visto como algo masculino. Com certeza, ela trará ainda mais orgulho para todos nós.