Olimpíadas: 7 curiosidades que você não sabe

olimpíadas
Postado Por: Redação Categoria: Esportes

Olimpíadas: 7 curiosidades que você não sabe

Olimpíadas e curiosidades: Descubra alguns fatos interessantes sobre a maior festa dos esportes

Estamos em clima de jogos olímpicos, apesar de muita gente acreditar que o evento não aconteceria por conta da pandemia do coronavírus. Apesar do desfile de abertura simples, para conter qualquer avanço da doença, o mundo inteiro parou para conferir esse momento.

olimpíadas
Fonte: marca.com

A delegação brasileira desse ano, conta com mais de 300 atletas, que foram para competir em 35 modalidades diferentes. O público está bem confiante, pois alguns atletas brasileiros são favoritos em algumas modalidades, trazendo para o nosso país, a esperança de medalhas de ouro.

Com relação às olimpíadas, são várias curiosidades, algumas já bastante conhecidas, no entanto, outras passam despercebidas. Assim, vamos listar algumas curiosidades dos jogos, que você precisa saber.

Curiosidades sobre as Olimpíadas

1. Fabricação das medalhas

olimpíadas
Fonte: blog.providentmetals.com

As medalhas de ouro são feitas quase que inteiramente de prata. As medalhas deixaram de ser fabricadas em ouro nos jogos de 1912. No entanto, apesar da matéria-prima ser diferente, em sua composição leva 6 gramas de ouro, apenas para se adequar ao padrão estabelecido pela Carta Olímpica.

Nos jogos de Tóquio, por exemplo, foram utilizadas mais de 80 mil toneladas de produtos eletrônicos reciclados para compor as medalhas. Elas pesam cerca de 556 gramas e tomando como base esse peso, se fossem feitas de ouro puro, custariam o equivalente a R$ 165 mil.

2. O revezamento da tocha e o Partido Nazi

olimpíadas
Fonte: usatoday.com

O revezamento da tocha envolve uma questão polêmica. Nas olimpíadas de Berlim, em 1936, Carl Diem, organizador dos jogos, utilizou o revezamento como uma propaganda do Partido Nazista, a fim de promover a suposta superioridade da raça ariana.

3. Apenas 3 jogos foram cancelados nos tempos modernos

olimpíadas
Fonte: cbc.ca

As olimpíadas chegaram a ser canceladas durante a Primeira Guerra Mundial (1916) e durante a Segunda Guerra Mundial (1940, 1944).

4. Cada bandeira nacional carrega uma das cores dos anéis olímpicos

olimpíadas
Fonte: ubuy.com.tr

O Movimento Olímpico moderno, fundado pelo Barão Pierre de Coubertin, concebeu o símbolo dos cinco anéis. As cores azul, verde, amarelo, preto e vermelho foram escolhidas porque pelo menos uma delas aparece em cada bandeira nacional do mundo.

5. Dois atletas ganharam medalhas competindo por duas nações diferentes

olimpíadas
Fonte: rugby.com.au

O atleta Daniel Carrol ganhou medalha de ouro no Rugby representando a Austrália, isso no ano de 1908. Em 1920 ele venceu novamente, dessa vez pelos Estados Unidos. Que obteve o mesmo feito foi Kakhi Kakhiashvili, do levantamento de peso. Kakhi levou o ouro competindo pela Equipe Unificada nos Jogos de Barcelona em 1992. Posteriormente, o atleta ganhou mais um ouro, dessa vez como cidadão grego, nas Olimpíadas de 1996 E 2000.

6. Os atletas antigos competiam pelados

Fonte: time.com

A palavra “ginásio” vem do grego “gimnos” que significa nu. Dessa forma, seguindo a tradução literal, um ginásio seria uma escola para exercícios nus. Nos tempos antigos era extremamente comum que eles competissem sem nenhuma vestimenta.

7. O mais jovem a competir nas olimpíadas

Tivemos a grande felicidade de ter a atleta brasileira mais jovem competindo nas olimpíadas de Tóquio, Rayssa Leal, de 13 anos, nos encheu de orgulho e faturou medalha de prata. No entanto, ela não é a competidora mais jovem da história dos jogos. Em 1896, o ginasta Dimitrios Loundras, tinha 10 anos quando participou.

Além disso, outros atletas jovens foram: Marjorie Gestring, mergulhadora que competiu aos 13 anos e se tornou a mais jovem medalhista de ouro em uma modalidade individual e Kusuo Kitamura, nadador de 14, que foi o primeiro medalhista de ouro em uma categoria individual masculina.

x

Compartilhar Post