Hospital no Peru vaza ficha médica de Shakira após cantora passar mal e cancelar show.
Após iniciar a turnê “Las Mujeres Ya No Lloran” no Brasil, a cantora colombiana Shakira seguiu para o Peru, onde realizaria duas apresentações. No entanto, o público de Lima terá que aguardar. Na madrugada de sábado (16), a artista passou mal e foi levada a um hospital na região de Miraflores.
Segundo a imprensa local, Shakira apresentou fortes dores abdominais e permaneceu em observação. Em comunicado no Instagram, a cantora lamentou o cancelamento do show: “Os médicos que me atenderam disseram que não me encontro em condições de subir ao palco esta noite. Estou muito triste por não poder cantar. Emocionei-me e criei expectativa em relação a esse reencontro com o meu público tão querido no Peru.”
Entretanto, sua ficha médica foi vazada sem consentimento por membros da equipe de atendimento, gerando críticas. O Ministério da Saúde e dos Direitos Humanos do Peru se manifestou sobre o caso nas redes sociais, reforçando que “os dados pessoais de saúde são informações protegidas pela Constituição e a Lei. Seu compartilhamento e uso sem autorização ou consentimento são violações ao direito à intimidade, podendo ocasionar multa.”
O órgão ainda cobrou medidas para evitar esse tipo de violação: “Exigimos que os estabelecimentos de saúde disponham de medidas que garantam a proteção de informações pessoais e deem estrito cumprimento à lei de nº 29733.”
Ainda não há confirmação se Shakira se apresentará nesta segunda-feira (17). Após Lima, a cantora segue para a Colômbia, onde realizará shows na próxima semana em Bogotá, Barranquilla e Medellín.
A turnê, projetada para estádios e em suporte ao álbum homônimo vencedor do Grammy, também passará por Chile, Argentina e México antes de chegar aos Estados Unidos. Assim como no Brasil, todos os ingressos na América Hispânica estão esgotados.