No terceiro disco solo, Flowers entrega Thrasher, um álbum country inspirado na infância em Utah e em nomes como Waylon Jennings e Johnny Cash. David Rawlings empresta guitarras e credibilidade à empreitada.
Desde que Bob Dylan gravou Nashville Skyline, em 1969, roqueiros têm ido a Music City em busca de renovação sonora, músicos de estúdio de alto nível e aquela aura de autenticidade. No seu terceiro álbum solo, Brandon Flowers mergulhou de cabeça em um disco country de verdade com Thrasher, inspirado por memórias de infância em Utah e influências como Waylon Jennings e Johnny Cash — o tipo de música que seu pai chamava de “country Western”.
Flowers recrutou nomes de prestígio para ajudar na empreitada: o guitarrista David Rawlings, conhecido pelo trabalho ao lado de Gillian Welch, e o octogenário mestre da gaita Charlie McCoy, que literalmente tocou em Nashville Skyline. Essa escalação dá ao disco um verniz legítimo de Nashville e momentos genuínos de gosto pelo classicismo country.
Como alguém com origem na New Wave e queda pelo heartland rock, Flowers não faz um trabalho desleixado ao interpretar seus heróis. Sua abordagem vocal — robusta, quase de ópera-rock —, porém, às vezes fica distante do calor coloquial que costuma marcar performances country mais memoráveis. Ainda assim, há acertos que soam sinceros, como a faixa doce “Red Ground”, embalada por cordas, guitarras de timbre espaçoso e trompetes com tempero mariachi, que defende uma abordagem mais econômica e tradicional.
Ele tenta também reflexões maiores em faixas como “Does It Ever Cross Your Mind” e “One of Us”, que funcionam com grau variável. Em “Tiger’s Blood”, uma vinheta sobre a vida de cidade pequena, o arranjo cresce até transformar-se num hino que lembraria o tom dramático do The Killers — fome e coração em doses familiares.
Por outro lado, o álbum se perde em momentos de grandiloquência que não são plenamente sustentados pelas canções. Ao voltar ao realismo pesado à la Bruce Springsteen, Flowers navega por histórias duras demais para o tom que escolhe. Em “Miss America”, ele interpreta uma beldade rural arrastada para um submundo movido a metanfetamina:
“Você costumava me chamar de Miss América / Antes de ficar viciada em speed”
Em “Angel”, há tentativas de sabedoria popular que soam forçadas em alguns trechos:
“Alguns se encaixam no molde como um livro na estante / Alguns são programados para algo diferente”
O encerramento, “An American Dream”, se perde numa estrada solitária de imagens e clichês até topar com uma referência improvável a Elvis e Lisa Marie — um deslocamento que escancara a tensão entre ambição e execução:
“Ele riu quando perguntei se tudo aquilo tinha valido a pena / E chorou quando me perguntou sobre Lisa Marie.”
No balanço final, Thrasher mostra um Flowers disposto a arriscar, com momentos de beleza e autenticidade sonora, mas também com passagens em que a grandiosidade supera a força composicional. Há valor na tentativa e em alguns arranjos, mas nem todas as faixas conseguem sustentar o tom dramático que o cantor abraça.
Nota: ★★½



