5 Expressões brasileiras e suas origens
Conheça 5 expressões brasileiras e as origens de cada uma
O português tem expressões comumente faladas e de conceito espalhado pelos quatro cantos do país, mas nem todo mundo conhece a origem dessas expressões. Elas existem em várias línguas e culturas, algumas chegam a fica disseminadas para além dos limites territoriais. Você sabe a origem dessas expressões e as histórias por trás delas?
Amigo da onça
Vastamente conhecida nas nossas terras, essa expressão de origem das charges de Péricles Andrade Maranhão: o Amigo da Onça, esse personagem tirava vantagem em cima de outras pessoas e metia outras em apuros. A partir daí ela se manteve com um conceito bem parecido com o original, nos tempos atuais a expressão Amigo da onça virou até uma variação da brincadeira Amigo Secreto que acontecia como celebrações divertidas de fim de ano.
Santo do pau oco
Na época do Brasil colônia, chegavam por aqui imagens de santo vindas de Portugal, porém elas tinham interior oco e cédulas de dinheiro falso. Ela atravessou as décadas e significa que uma pessoa parece ser algo que não é, uma pessoa que engana as outras.
Matando cachorro a grito
Mas popularmente conhecida como um termo para alguém que está carente há muito tempo ou para uma pessoa em situação financeira difícil. Isso se deve ao fato de que os cachorros têm audição trinta vezes maior do que o ser humano, sendo assim, os sons com decibéis elevados podem matar um cachorro por causa dessa sensibilidade. Seria uma coisa difícil de acontecer, porém possível.
Cheia de nove horas
Já ouviu alguém usar esse termo para se referir a uma pessoa cheia de questões, um pouquinho mais complicada de lidar? No século dezenove, esse horário determinava a hora que uma visita deveria educadamente ir embora, um horário comum na sociedade brasileira, maridos voltavam para casa e as pessoas corriam risco de serem revistadas pela polícia. Tudo isso ficou marcado como um tempo em que as pessoas tinham restrições, seguiam regras à risca e determinavam a quantidade de diversão de todo mundo.
Puxa-saco
Aquele que bajula alguém de seu interesse, diz-se que a origem foi nos quarteis, quando os soldados carregavam os próprios sacos de mantimentos e os sacos de seus superiores de forma obrigatória. A expressão abrange aqueles profissionais com a capacidade de fazer vista grossa pro patrão e acaba aguentando bastante coisa com um sorriso estampado no rosto. Normalmente os puxa-sacos dependem das boas intenções de seus superiores.
Por fim, essas foram algumas expressões brasileiras que todos nós já ouvimos falar. No entanto, saber o significado delas deixa tudo mais interessante, não é mesmo?